Mãe relata rápida progressão da hepatite após filha quase morrer
Os sinais de lesão hepática foram aumentando com o passar dos dias até que a menina foi colocada na fila de transplante
Baelyn Schwab, de 2 anos, de Dakota do Sul, nos EUA, é uma centenas de crianças que sofreram hepatite aguda misteriosa nos últimos meses. Ela precisou passar por transplante de fígado, e a mãe agora está alertando outros pais para que fiquem atentos à rápida progressão da doença.
O caso da menina, que era previamente saudável, agora faz parte de uma investigação nacional dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA sobre casos recentes de hepatite grave súbita em 109 crianças em 25 estados e territórios.
Em entrevista à BBC, a mãe de Baelyn, Kelsea Schwab, diz que tudo começou no dia 22 de abril, quando a filha acordou toda vermelha e cheia de comichão, como se fosse urticária. Como a menina tem uma longa lista de alergias, Kelsea levou a filha ao alergologista, que aplicou uma injeção. As manchas logo desapareceram.
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Doença cardíaca pode se manifestar pela manhã; saiba como
- Cientistas podem ter descoberto fator para autismo que recebe pouca atenção
Porém, no dia seguinte, a mãe notou um tom amarelado em seus olhos, mas pensou ser algum efeito da injeção. Dias depois, no entanto, a coloração amarela ficou mais intensa.
“Ela ainda parecia bem. Estava perfeitamente saudável. A pele dela não estava amarela, só os olhos “, disse Kelsea.
Ao passar novamente com a menina pelo médico, os médicos viram a gravidade da situação e a encaminharam de helicóptero para atendimento especializado em outra cidade.
Dias depois, como a situação da menina não melhorava, os médicos viram que seria necessário um transplante de fígado. Baelyn, então, entrou na fila de transplantes e, depois de três dias, veio a oferta de um fígado de um jovem de 16 anos.
No dia em que a levaram para a sala de operação, a mãe contou que ela delirava. “Os olhos dela já não pareciam estar presos à cabeça. Reviravam para todo o lado. Ela pedia bananas e suco, como se estivesse consciente, mas na verdade não estava.”
A operação foi realizada no início de maio e durou cerca de 8 horas . Segundo, Kelsea foi após voltar da cirurgia, ela não estava mais amarela.
A menina agora ficará no hospital por pelo menos mais dois meses e será monitorada até seu corpo se acostumar com o novo fígado.
Sintomas da hepatite misteriosa
A maioria das crianças com a doença tem menos de cinco anos. Os primeiros sintomas geralmente incluem diarreia seguida de icterícia.
Outro sintoma importante de hepatite aguda é a dor intensa quando o abdômen é tocado. Essa sensibilidade é sentida na parte superior direita, que é onde o fígado está localizado.
De acordo com a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA), os sintomas de inflamação no fígado mais observados em crianças até agora foram:
Icterícia (71%)
Vômitos (63%)
Fezes pálidas (50%)
Diarreia (45%)
Náusea (31%)
Dor abdominal (42%)
Letargia (cansaço) (50%)
Febre (31%)
Sintomas respiratórios (19%)