Mulher recuperada de covid-19 sente gosto de gasolina ao comer carne

A confusão na percepção de cheiros foi causada pela perda do olfato, um dos principais sintomas do coronavírus

A perda do olfato e do paladar é um dos sintomas mais frequentes da covid-19. Mesmo após a recuperação, algumas pessoas ainda relatam dificuldades em sentir gostos e cheiros. Esse é o caso de Kate McHenry, de 38 anos, que sente gosto de gasolina sempre que come carne. Segundo ela, até água passou a ter um cheiro ruim.

Em entrevista à BBC, ela contou teve covid-19 em março, e passou quatro semanas sem sentir cheiros. Quando finalmente recuperou o olfato, percebeu que algumas coisas “começaram a ter um gosto muito estranho” com odores naturais substituídos por um “fedor horrível”.

Kate conta que sente gosto de gasolina ao comer carne
Créditos: Kate Mchenry/arquivo pessoal
Kate conta que sente gosto de gasolina ao comer carne

Por conta disso, ela perdeu o prazer de comer e acabou emagrecendo. Segundo ela, o problema é tão sério que em lugares onde há preparo de comida ela diz sentir um cheiro insuportável.

“Eu amo comer, sair para restaurantes, beber com meus amigos, mas tudo se foi. Carne tem gosto de gasolina e prosecco, de maçã podre. Se meu parceiro, Craig, come algo com curry, seu cheiro passa a ser horrível, sai por todos os poros dele, e não consigo mais ficar perto”, contou.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Essa condição caracterizada por confusões no olfato é chamada de parosmia. Nos casos mais graves, algumas pessoas sentem enjoo e ânsia de vômitos.

A reportagem da BBC explica que essa percepção de cheiros distorcidos acontece porque o coronavírus danifica o tecido e terminações nervosas do nariz.

Quando esses nervos voltam a crescer, o cérebro não consegue identificar os cheiros de maneira fiel, causando a confusão. Nesses casos, o olfato pode levar até anos para se normalizar.

Além da perda de olfato, inúmeros outros sintomas são relacionados à covid-19. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) listou os 11 mais comuns entre os brasileiros. Veja no link abaixo: