Últimas notícias:

Loading...

OMS avalia se varíola do macaco é caso de emergência em saúde

O número de casos confirmados da doença passam de 1.600 em todo o mundo, com 72 mortes na África

Por: Redação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou uma reunião para a próxima semana para avaliar se o surto de varíola do macaco (monkeypox) representa uma emergência internacional de saúde pública.

De acordo com o diretor-geral Tedros Adhanon, o comportamento incomum do vírus e o número de países com casos confirmados preocupam.

varíola do macaco
Crédito: Wildpixel/istockCasos de varíola do macaco no mundo já passam de 1.600

“O surto global de varíola do macaco é claramente incomum e preocupante. É por esta razão que eu decidi convocar o Comitê de Emergência, ao abrigo dos regulamentos internacionais, para a próxima semana para aferir se este surto representa uma emergência internacional de saúde pública”, disse em conferência de imprensa.

Surto no mundo

O número de casos confirmados de varíola do macaco passam de 1.600 em todo o mundo, incluindo os países endêmicos na África e os 32 recém-afetados, de acordo com o último balanço da OMS.

Outros quase 1.500 casos suspeitos estão em investigação. Até o momento, 72 mortes foram registradas em países da África. A OMS, no entanto, não confirma nenhum óbito fora do continente africano até o momento.

Como é transmitida a varíola do macaco?

Basicamente, a varíola do macaco é transmitida quando alguém tem contato próximo com uma pessoa infectada.

O vírus tem algumas portas de entrada conhecidas; são elas: lesões na pele, olhos, nariz e boca.

Portanto, a transmissão pode ocorrer a partir do contato direto com as bolhas na pele, caraterísticas da doença, pela tosse ou espirro de pessoas infectadas e também pelo contato com roupas de cama com fluidos contaminados.

varíola
Crédito: Berkay Ataseven/istockBolhas na pele não características da varíola do macaco

Embora esteja sendo investigado, o vírus ainda não foi descrito como uma doença sexualmente transmissível. Porém, pode ser passado durante a relação sexual pela proximidade entre as pessoas e o contato pele a pele.

O período de transmissão da doença se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.

Sintomas da varíola do macaco

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, os sintomas da varíola do macaco são semelhantes, mas mais leves do que os sintomas da varíola. Eles geralmente incluem febre, calafrios, erupção cutânea, além de inchaço dos gânglios linfáticos.

A erupção associada à varíola do macaco pode ser confundida com outras doenças, como por exemplo, sífilis secundária, herpes e varicela-zóster.

O período de incubação (tempo desde a infecção até os sintomas) da varíola do macaco é geralmente de 7 a 14 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias.

Compartilhe:

Tags: #Doença
?>